Cristais FALSOS e MODIFICADOS: Tudo que você precisa saber!
Nos últimos anos, a popularidade dos cristais e pedras cresceu exponencialmente, levando muitas pessoas a explorar seus benefícios terapêuticos e energéticos. Contudo, é importante estar atento ao mercado, pois existem diversos itens sintéticos sendo vendidos como pedras naturais. Além disso, muitos cristais passam por processos de modificação, como queima e tingimento, e são comercializados como 100% naturais.
Na cristaloterapia, a distinção entre cristais naturais e sintéticos é fundamental. Cristais naturais são formados ao longo de milhares ou até milhões de anos, imersos nas profundezas da Terra, adquirindo uma estrutura única e uma composição mineral especial. Essa formação natural é o que lhes confere propriedades energéticas específicas e valiosas na prática terapêutica. Por outro lado, cristais sintéticos são produzidos em laboratórios. Eles podem ser visualmente idênticos aos naturais e até conter a mesma composição química, mas não passaram pelo mesmo processo de formação geológica. Elas não precisam ser descartadas, pois não farão mal a quem os utiliza. Cristais sintéticos ainda podem ser belos e úteis para decoração, joalheria ou até mesmo práticas meditativas que não envolvem especificamente a cristaloterapia.
Utilizar ou não cristais sintéticos e modificados é algo pessoal, que depende da intenção de cada um. O importante é que você saiba se o que está comprando é, ou não, uma pedra 100% natural. Os cristais modificados podem ter suas vantagens e desvantagens, mas não devem ser confundidos com os cristais naturais, que são únicos e especiais.
É por isso que criamos este post especial! A equipe de terapeutas holísticas da Anebasth está sempre disposta a compartilhar conhecimento, oferecer orientações personalizadas e criar um espaço acolhedor para você explorar o poder transformador dos cristais! E lembre-se: ficou com alguma dúvida? É só chamar!
Cristais Sintéticos
Você sabe a diferença entre cristais naturais e sintéticos? Os cristais naturais são formados pela natureza, possuem uma estrutura cristalina única e são ideais para trabalhos de cura. Já os cristais sintéticos são produzidos em laboratório, não têm uma estrutura cristalina original e, por isso, não são recomendados para terapias energéticas. Na verdade, eles não devem ser considerados cristais. Mas, caso você tenha uma pedra sintética, isso não significa que você precisa descartar! Elas não irão de fazer mal, e podem ser usadas como amuletos de intenção, assim como outros objetos que tenham um significado pessoal para você. Aqui na Anebasth, nós indicamos quais são os cristais sintéticos no título e na descrição do produto, para que não haja dúvidas!
As variedades sintéticas mais comuns são: Pedra do Sol sintética, Pedra da Lua sintética, Pedra Estrela, Malaquita sintética e Pedra da Mata, uma variedade verde com glitter. Veja na foto acima as versões naturais de cada cristal.
Cristais Tingidos
A problemática dos cristais tingidos surge quando comercializam erroneamente como pedras 100% naturais, seja devido à falta de conhecimento ou, em alguns casos, com a intenção de enganar os clientes. Muitas vezes, você encontrará cristais naturais, como a Howlita, tingidos de azul e vendidos como Turquesa.
No entanto, apesar de modificados, esses cristais podem ser utilizados em terapias holísticas. A adição de pigmento não altera a estrutura cristalina dessas pedras, mantendo sua capacidade única de emanar energia.
A howlita, por exemplo, é uma pedra branca com veios cinzentos, que possui propriedades calmantes e equilibradoras. Ela é ideal para ajudar nas questões emocionais, mentais e espirituais, pois é perfeita do jeito que é. Contudo, a howlita também é frequentemente tingida de azul, para imitar a turquesa, uma pedra mais rara e valiosa. A howlita tingida de azul, apesar de modificada, não é inutilizada. Ela ainda mantém algumas das propriedades da howlita natural, como a capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade, a auxiliar no alinhamento do chakra laríngeo a partir da cromoterapia.
Cristais Queimados
No cenário comercial dos cristais, algumas pedras são submetidas a temperaturas elevadas para modificar sua aparência, com o intuito de torná-las atrativas aos olhos dos consumidores. Mais uma vez, a problemática está na comercialização de cristais modificados como se fossem 100% naturais. Contudo, do ponto de vista energético, é importante saber que certos cristais como a Ametista – que é uma variedade de quartzo – têm uma estrutura cristalina perfeita em termos de estabilidade química, que não pode ser facilmente rompida pelo aquecimento. (RODET, Maria Jacqueline, 2017). Quando a estrutura cristalina é totalmente rompida, o cristal adquire, além de diversas fissuras, a coloração branca ou opaca.
Outra modificação possível é através da irradiação gama. A Ametista, quando submetida a esse tipo de processo, adquire a cor verde e é comercializada como Prasiolita ou Ametista Verde.
A cristaloterapia é uma terapia que usa pedras e cristais naturais para equilibrar o corpo, a mente e o espírito, por meio da interação com o nosso campo energético. Essa interação depende da estrutura cristalina e/ou dos minerais presentes nas pedras. Por isso, é importante ressaltar que, quando um cristal é aquecido, ele não perde as suas propriedades energéticas. Eles adquirem outras propriedades e ainda podem ser usados em trabalhos de cura, desde que se saiba quais são as suas novas características e aplicações.
Aqui na Anebasth, assumimos o compromisso de fornecer orientações sólidas para auxiliar nossos clientes na escolha de cristais alinhados com seus propósitos. Queremos que cada escolha seja uma experiência consciente e autêntica, permitindo que os benefícios energéticos se manifestem plenamente!
REFERÊNCIAS:
Rodet, M. J., Duarte-Talim, D., Maurity, C., Teles, C., & Magalhães, M. P. (2017). O tratamento térmico da ametista: Alto bonito, garimpo das pedras, Carajás, Pará. Teoria & Sociedad
Robert Simmons, Naisha Ahsian. The Book of Stones - Who They Are & What They Teach
Judy Hall. A Bíblia dos Cristais Volume 1
Meu Carrinho
R$ 350 em compras.